agradar
a·gra·dar

vti
1 Ser agradável ou servir bem; contentar, satisfazer: “Amélia […] prometeu fazer o que estivesse no seu alcance, para agradar ao tal sujeitinho” (AA2).
vint
2 Causar ou inspirar complacência ou satisfação, ser agradável; deleitar: “Os versos dele agradavam e valiam mais do que os meus […]” (MA3).
vpr
3 Experimentar grande prazer; comprazer-se, deleitar-se: “– A modo que não gostaste, Virgília? […] – Não me agrada muito, foi a sua resposta” (MA3).
vpr
4 Sentir simpatia ou afeição; enamorar-se: “Olhava-se ao espelho […]. Ela se agradava, gostava daquele seu jeito […]. Como sou linda, disse” (CL).
vti
5 Reg (RS) Ter a impressão ou o palpite de que se dará alguma coisa: Agradou-lhe a sensação de que poderia ser bem-sucedido nos negócios.
vtd
6 Fazer agrados; acarinhar, afagar: “Nunca o irritava, não; agradava-o, ainda que não compreendesse por quê” (JU). EXPRESSÕESAgradar a gregos e troianos: agradar a pessoas com interesses opostos; agradar a todos: Sua decisão foi para agradar a gregos e troianos. ETIMOLOGIAder de a1+grado+ar1.
Topo ↑