diagrama
di·a·gra·ma

sm
1 Representação gráfica de certos fatos, fenômenos ou relações científicas, sociais, econômicas ou mecânicas por meio de figuras geométricas (pontos, linhas, áreas etc.); gráfico, esquema.
2 Astr Representação gráfica de famílias de estrelas, geralmente em duas dimensões.
3 Desenho mecânico que mostra o plano de uma máquina ou instalação, a posição e interação de suas partes etc., sem representá-las exatamente.
4 Mús, ant Tabela ou modelo em que se apresentava a extensão geral de um sistema que correspondia proximamente ao que hoje se chama escala.
EXPRESSÕESDiagrama cronoisotérmico, Meteor: diagrama que representa o curso da temperatura mensal média de um lugar para cada hora do dia.
Diagrama de barras, Estat: gráfico de representação de uma frequência em que são levantados retângulos sobre as classes de distribuição que figuram num eixo horizontal. Esses retângulos, chamados barras têm a área proporcional à frequência da classe; gráfico de barras.
Diagrama de fase, Fís: diagrama composto de curvas de equilíbrio entre diferentes fases da mesma substância.
Diagrama de Hubble, Astr: gráfico em que se representa a magnitude aparente das galáxias em relação a seu desvio para o vermelho.
Diagrama floral: representação gráfica esquemática do corte transversal da flor, para efeito de taxionomia.
Diagrama isométrico: em cartografia, desenho de um corpo tridimensional em relação a três eixos.
ETIMOLOGIAgr diágramma.
Topo ↑