traje
tra·je

sm
1 Vestuário habitual.
2 Aquilo que se veste; entraje, roupa, trajo, vestimenta: “Seu corpo, colocado às pressas em um caixão, descalço, em traje de dormir, não foi autopsiado, nem no país em que faleceu, nem no Brasil […]” (CA).
3 Vestuário próprio de uma profissão.
EXPRESSÕESTraje a rigor: traje usado em bailes, banquetes e em grandes festas de gala; para os homens, smoking com gravata borboleta e, para as mulheres, vestidos longos em tecidos nobres (brocados, tafetás) e saltos altos; traje black-tie, traje de gala.
Traje black tie: V traje a rigor.
Traje de gala: V traje a rigor.
Traje esporte: o mais simples e informal, com um visual prático e descontraído, porém sem se confundir com roupa de praticar esporte; calça, camisa e blazer sem gravata para o homem e para a mulher, roupas simples e sapatos baixos.
Traje passeio: caracteriza-se por formar um visual mais cuidado, sem formalidade exagerada, geralmente requisitado para eventos como almoços de negócios, eventos culturais, coquetéis; para os homens, blazer com calça social; para as mulheres, vestidos simples, terninhos, sapatos de salto de médio a alto.
Traje passeio completo: traje que exige formalidade completa e que é solicitado para jantares e eventos relativamente formais; para os homens, terno escuro e camisa social e, para as mulheres, conjuntos ou tailleurs, vestidos mais longos de tecidos nobres, como seda e veludo; traje social.
Traje social: V traje passeio completo.
Trajes menores: as peças de vestuário que só se usam por baixo de outras, como a cueca, a calcinha e o sutiã.
ETIMOLOGIAder regr do port ant trager.
Topo ↑