inconsciente
in·cons·ci·en·te

adj m+f
1 Que não é dotado de consciência, que não se dá conta do que faz ou sente; incônscio: Os vegetais e os minerais têm vida inconsciente.
2 Destituído de consciência; temporariamente sem percepção de si mesmo e da realidade ao seu redor: “Acordou às oito horas do dia seguinte, meio inconsciente do lugar onde se achava” (AA2).
3 Que procede de maneira irrefletida ou irresponsável; inconsequente, leviano.
4 Que ocorre de modo espontâneo ou involuntário; automático, instintivo: “[…] a inconsciente carícia dos cabelos loiros de Dora não excita seu desejo” (JA).
adj m+f sm+f
1 Que ou aquele que não se dá conta do que ocorre ao seu redor ou consigo mesmo.
2 Que ou aquele que age de maneira irrefletida, sem avaliar as consequências de seus atos; inconsequente, irresponsável: “Os meninos […] batiam-se constantemente, gritavam, sujavam-se, eram maliciosos, inconscientes e cruéis” (RQ). O inconsciente não se deu conta do mal que fez.
adj m+f sm
1 Med Relativo a, ou o estado em que o paciente se encontra, em geral temporariamente privado da consciência, como, por exemplo, nos casos de coma.
2 Psicol Diz-se de ou conjunto de fatos psíquicos de que não se tem consciência.
3 Psic Conforme a parte inicial da teoria da psique do psicanalista austríaco Sigmund Freud (1856-1939), que ou o que é constituído por conteúdos recalcados aos quais foi barrado o acesso aos sistemas pré-consciente e consciente.
EXPRESSÕES
Inconsciente coletivo, Psicol: conforme o psicoterapeuta e psiquiatra suíço Carl Jung (1875-1961), a parte do inconsciente que contém ideias inatas ou a tendência comum a todos os seres humanos em organizar a experiência vivida em padrões predeterminados.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARESAntôn: consciente.
ETIMOLOGIAvoc comp do lat in2-+consciente, como fr inconscient.
Topo ↑