mulungu1mu·lun·gusmBot1 Denominação comum a várias árvores do gênero
Erythrina, da família das leguminosas, cultivadas como ornamentais por suas belas flores vermelhas ou amarelas; mulunguzeiro.
2 Árvore de grande porte (
Erythrina falcata), da família das leguminosas, nativa do Sudeste brasileiro (MG, RJ, SP), com folhas decíduas, flores vistosas, vermelhas ou alaranjadas, dispostas em racemos de até 30 cm de comprimento e madeira branca ou amarelada, leve, em geral usada na confecção de palitos, estojos, fósforos e urnas funerárias. É extremamente decorativa e, na medicina popular, é usada como antitussígeno, nas doenças do fígado e nas afecções bucais; bico-de-papagaio, canivete, corticeiro-do-mato, sanandu, sananduí, sapatinho-de-judeu, seibo.
3 Árvore de grande porte (
Erythrina speciosa), da família das leguminosas, com folhas compostas de três folíolos e flores vermelhas ou alaranjadas, nativa do Sudeste brasileiro (MG, SP), com propriedades medicinais contra a tosse e a insônia e também usada para a extração de celulose; amansa-senhor, canivete, capa-homem, murupaúba, muxoxo, pau-imortal, sapatinho-de-judeu.
4 Reg (SP) V corticeira, acepção 4.
5 Reg (SP) V sananduva, acepção 1.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARESVar:
murungu.
ETIMOLOGIAdesc.