cegar
ce·gar

vtd e vpr
1 Fazer perder ou perder a visão; tornar(-se) cego; enceguecer: “Impossível! O sol o cega, o calor o aplasta. Pensa em fugir, disparar rumo de seu quarto […]” (EV). Cegaram o animal com requintes de crueldade. Cegou-se quando ainda criança, por descuido da mãe.
vtd e vint
2 Impedir de ver, pondo-se diante dos olhos: “[…] esqueci os que me olhavam, as caras inimigas em torno de mim, deixei o choro me cegar” (RQ). “Alexandre fora promovido a sargento e empertigava-se ainda mais dentro da sua farda nova, de botões que cegavam” (AA1).
vtd e vpr
3 Encher(-se) de admiração; deslumbrar(-se), fascinar(-se): A luminosidade da linda manhã cegou-lhe os olhos. Cegou-se diante da beleza assustadora das cataratas.
vtd e vti
4 Fazer perder a razão; alucinar: “O amor do mundo a enlouqueceu, o pecado a cegou” (RQ). O amor engana e cega com seu doce encanto.
vtd e vpr
5 Enganar(-se), iludir(-se): As aparências não a cegavam. Em tal vibração emotiva o coração cegava-se.
vtd e vpr
6 Fazer perder a cor, o lustre; apagar(-se), delir(-se), desbotar(-se), desvanecer(-se): Os anos cegaram as palavras de amor escritas na carta. Não se lia nada no documento, cegaram-se as letras.
vtd e vint
7 Embotar, tirar fio ou gume de (instrumento cortante): O uso excessivo cegou a faca. Com barba tão dura assim, qualquer navalha cega.
vtd
8 Bloquear (corredor, galeria, passagem etc.); obstruir, tapar: Jogou sacos de areia na porta para tentar cegar a entrada de água.
ETIMOLOGIAlat cæcare.
Topo ↑