cochonilha
co·cho·ni·lha

sf
1 Zool Denominação comum a insetos homópteros da família dos coccídeos. Os machos adultos possuem asas. As fêmeas e as formas jovens são ápteras e vivem permanentemente sugando seiva vegetal de numerosas plantas, constituindo-se em verdadeiras pragas. Segregam substâncias cerosas, semelhantes à laca, para sua proteção e também dos ovos e larvas. Algumas espécies são úteis por serem produtoras de substâncias que o homem aproveita na indústria, como o corante carmim e a goma-laca; escama, escama-vegetal, piolho-de-plantas, piolho-dos-vegetais..
2 Zool Inseto (Coccus viridis) da família dos coccídeos, muito comum no Brasil, de corpo ovalado, achatado, de coloração verde-clara e consistência mole, que ataca plantas cítricas e também outras culturas; cochonilha-verde, escama-verde, piolho-verde.
3 Quím Corante vermelho extraído da cochonilha-do-carmim, que é obtido em várias graduações, de prateado a preto, conforme o modo de matar os insetos, quer com calor seco, quer com água fervente. Era usado outrora como mordente de lã e para tingir alimentos; atualmente é usado como corante biológico e indicador em química; piolho-verde. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARESVar: cochinilha.
ETIMOLOGIAalt do esp cochinilla.
Topo ↑