jogo
jo·go

sm
1 Qualquer atividade recreativa que tem por finalidade entreter, divertir ou distrair; brincadeira, entretenimento, folguedo.
2 Divertimento ou exercício de crianças em que elas demonstram sua habilidade, destreza ou astúcia.
3 Essa atividade, quando diferentes indivíduos ou grupos de indivíduos se submetem a competições em que um conjunto de regras determina quem ganha ou perde.
4 Competição ou passatempo desse tipo, em que de ordinário se arrisca dinheiro ou qualquer outra espécie de bem: Perdeu tudo no jogo.
5 Combinação de números em cédula adquirida por um apostador, habilitando-o a receber o prêmio que eventualmente venha a lhe caber no sorteio de uma loteria ou rifa; aposta: Passei pela casa lotérica e fiz meu jogo semanal.
6 Conjunto de regras a ser observadas quando se joga.
7 A coisa ou quantia que se aposta em um jogo ou a cada rodada completa.
8 Equipamento (cartas ou peças) necessário para jogar: Ganhou um jogo de damas do namorado. Não se esqueçam de pôr os jogos das crianças no carro.
9 Cartas ou peças distribuídas a cada parceiro, e com as quais ele deve jogar.
10 Estilo ou maneira de jogar: O tenista aperfeiçoou seu jogo ao longo de anos de prática.
11 Disposição, estado ou valor das cartas ou peças do jogo.
12 O vício de jogar: Consome-se no jogo enquanto a família passa fome.
13 Cada uma das partidas em que se divide um certame.
14 fig Normas, preceitos ou convenções estipulados para reger situações específicas: No submundo não há como transgredir as regras do jogo. As regras do jogo político são extremamente maleáveis.
15 pej Comportamento evasivo, ambíguo ou manipulador: Prefiro uma resposta direta; basta desses seus jogos cansativos.
16 pej Estratégia ou abordagem calculada; esquema: Perceber o jogo deles desde o início.
17 Percurso que depende do acaso ou das circunstâncias; capricho, inconstância, volubilidade: Os jogos do destino regem nossa existência.
18 Tecn Movimento das peças de um mecanismo.
19 Tecn Espaço livre entre duas peças (p ex, entre eixo e mancal ou êmbolo e cilindro); folga, interstício.
20 Tecn Conjunto ou série de peças, da mesma espécie, que fazem parte de um mesmo mecanismo, máquina etc.: O jogo de pesos de uma balança.
21 Em carruagens ou veículos semelhantes, cada uma das duas partes da armação a que pertence um eixo: O jogo traseiro de um carro.
22 Náut Movimento longitudinal ou transversal de uma embarcação, causado pela ondulação das águas; balanço do navio de um a outro bordo.
23 Mús Modo como um artista utiliza os recursos técnicos oferecidos por seu instrumento: O jogo da pedaleira no órgão.
24 Modo como se movimenta um instrumento ou uma arma; manejo, manobra, manuseio.
25 Mat Modelo de uma situação competitiva que identifica as partes interessadas e estipula as regras que regem todos os aspectos da competição; é empregado na teoria dos jogos para determinar o melhor curso de ação para uma parte interessada.
EXPRESSÕESJogo americano: conjunto formado por toalhas de mesa pequenas, de materiais diversos (geralmente de tecido ou plástico), acompanhadas dos respectivos guardanapos, para uso individual no decorrer de uma refeição.
Jogo cênico, Cin, Teat, TV: conjunto dos elementos que constituem e/ou acompanham o trabalho de um ator em cena (gestos, movimentação, jogos de luz etc.).
Jogo da argola: V argolinha, acepção 1.
Jogo da argolinha: V argolinha, acepção 1.
Jogo da bola: V boliche, acepção 1.
Jogo da glória: V glória, acepção 11.
Jogo da pela, Esp, ant: jogo que consiste em lançar uma bola (pela) de um lado para outro, com a mão ou algum instrumento (p ex, raquete ou bastão).
Jogo das escondidas: V esconde-esconde.
Jogo das pedrinhas: jogo que consiste em atirar uma pedrinha ao ar e, no momento que esta desce, apanhar, das pedrinhas que se encontram paradas (geralmente cinco), primeiro uma a uma, em seguida duas a duas e assim por diante, até pegar todas as pedrinhas juntas; arriós, arriosca, cinco-marias, jogo dos saquinhos, pedrinhas, vassoirinha, vassourinha.
Jogo das tábuas, desus: V gamão.
Jogo da velha: a) jogo em que dois parceiros traçam, em um papel, duas linhas horizontais e duas verticais, em cruz, formando nove casas; em seguida, um deles utilizando um X e o outro um O, cada qual tenta preencher três casas com o mesmo sinal, seja em linha, coluna ou diagonal, ganhando o que primeiro conseguir fazê-lo; b) por ext, coloq sinal gráfico (#) que indica a necessidade de espacejamento em revisão (antífen) e também é usado em informática (cerquilha).
Jogo da verdade: jogo de salão em que cada participante se compromete a responder sinceramente às perguntas que lhe sejam feitas, ainda que constrangedoras ou inconvenientes.
Jogo da vermelhinha: jogo de azar com três cartas, duas de naipe preto e uma de naipe vermelho, em que o banqueiro mistura as cartas e o parceiro ganha quando acerta qual é a vermelha; vermelhinha.
Jogo de azar: aquele em que o ganho ou a perda não dependem da habilidade ou do cálculo, mas exclusivamente da sorte.
Jogo de bolsa, Econ: especulação em bolsa de valores, envolvendo a compra e venda de títulos e mercadorias.
Jogo de botão: V futebol de botão.
Jogo de búzios, Rel: nos cultos afro-brasileiros, método de interpretação divinatória que consiste na análise da configuração assumida por um conjunto de búzios lançados sobre uma mesa ou outra superfície.
Jogo de cálculo: aquele em que o ganho ou a perda dependem fundamentalmente do raciocínio.
Jogo de cama: conjunto de lençol e fronha que às vezes vem acompanhado de uma colcha.
Jogo de câmbio, Econ: operação, cambial ou bancária, que tem por fim a exploração de transações de bolsa, com o intuito de influir na cotação ou valorização da moeda de títulos ou de valores de toda espécie.
Jogo de carteado: jogo com cartas de baralho; carteado.
Jogo de cena: a) Cin, Teat, TV V jogo cênico; b) por ext comportamento com que se pretende causar efeito espetacular, dramático; c) comportamento de quem pretende ocultar ou dissimular suas verdadeiras intenções, esconder os próprios sentimentos etc.: Não acredite nessas promessas, pois não passam de jogo de cena.
Jogo de cintura, coloq: a) Esp facilidade e ligeireza de movimentos que permitem a um jogador escapar das investidas do adversário ou tomar-lhe a bola com a ginga do corpo; b) fig maleabilidade ou transigência na maneira de lidar com situações delicadas; c) fig capacidade de conviver bem com ideias e comportamentos que fogem do convencional e/ou destoam do que a maioria das pessoas considera aceitável.
Jogo de compadre: aquele em que os dois times não parecem interessados em vencer.
Jogo de contas, Cont: operação contábil segundo a qual os descontos de um pagamento oficial figuram ficticiamente como receita e como despesa.
Jogo de crédito, Econ: abuso de emissões de letras promissórias, duplicatas e outros efeitos bancários, comerciais ou industriais, sem o reclamado fundo de reserva em valores, mercadorias ou produtos manufaturados.
Jogo de damas: jogo entre dois parceiros, em tabuleiro quadrado de 64 casas brancas e pretas alternadas, com 24 pequenas peças iguais, chamadas pedras ou tábulas, sendo 12 de uma cor e 12 de outra; damas.
Jogo de empurra: atribuição de uma incumbência ou responsabilidade a outra pessoa, que, por sua vez, a(s) atribui a outra, e assim por diante.
Jogo de espírito: V jogo de palavras.
Jogo de fanico: aquele em que se aposta pouco dinheiro; fanico.
Jogo de mãos: arte e técnica de iludir a vigilância do espectador com truques que requerem grande agilidade e ligeireza das mãos; prestidigitação.
Jogo de interpretação de papéis: tipo de jogo colaborativo e social, com um sistema de regras predeterminado, no qual os jogadores assumem os papéis de personagens podendo improvisar e criar narrativas livremente; usado como método de ensino, serve para aguçar a cooperação mútua e o raciocínio lógico de cada participante; sigla RPG.
Jogo de palavras: combinação de palavras que, por serem parecidas ou iguais no som e diferentes no significado, resulta em efeitos engraçados e engenhosos; calembur, trocadilho, jogo de espírito.
Jogo de palitinho: V porrinha.
Jogo de parar: aquele em que uma pessoa faz banca, e as outras, que jogam os pontos, apontam ou param (fazem apostas) contra ela: Sempre teve muita sorte em jogos de parar, principalmente na roleta.
Jogo de prendas: jogo de salão em que cada parceiro deve, por sua vez, responder a uma pergunta ou fazer determinada coisa e, se tiver um mau desempenho, terá de pagar uma prenda (um pertence seu), que depois deverá resgatar com alguma penitência divertida a critério dos parceiros.
Jogo de salão: passatempo característico de reuniões sociais em que, para divertir-se, os participantes fazem sorteios, jogos de prendas, o jogo da verdade etc.
Jogo de vaza: qualquer jogo de cartas cujo resultado se decide pelo número de vazas feito pelos parceiros ou pelos valores que constam nas cartas.
Jogo do bicho: espécie de loteria clandestina constituída por 25 bichos, cada um dos quais tem um número e corresponde também a quatro dezenas (de 01 a 00) e a algumas centenas e milhares. As possibilidades, portanto, acham-se afixadas entre os números 0000 e 9999 do resultado, em geral baseado nos sorteios da loteria federal (de 01 a 25, são os seguintes os nomes dos animais: avestruz, águia, burro, borboleta, cachorro, cabra, carneiro, camelo, cobra, coelho, cavalo, elefante, galo, gato, jacaré, leão, macaco, porco, pavão, peru, touro, tigre, urso, veado, vaca); bicho.
Jogo do osso, Reg (RS): jogo que consiste em arremessar a tava, osso do jarrete da rês vacum, em terreno ou cancha, de modo que, ao cair, fique com a parte côncava para cima; tava.
Jogo dos saquinhos: V jogo das pedrinhas.
Jogo duplo, fig: em situação de antagonismo, rixa ou discórdia entre duas pessoas, ato de fingir, simultaneamente para ambos, que se está do seu lado ou envolvido com a defesa de sua causa.
Jogo eletrônico, Inform: jogo composto de um universo virtual, controlado por computador, com o qual os jogadores podem interagir de modo a realizar determinado objetivo ou conjunto de objetivos.
Jogo limpo: a) aquele em que se respeitam as regras preestabelecidas; jogo leal; b) integridade de caráter; boa-fé e sinceridade nos procedimentos e nas relações com os outros; lisura, retidão, transparência.
Jogos equírios, Hist: V equírios.
Jogos florais, Hist: jogos que se realizavam em honra de Flora, deusa romana das flores e dos jardins.
Jogos malabares: exercícios em que os participantes (malabaristas, artistas circenses etc.) demonstram extrema destreza e agilidade de movimentos de corpo, particularmente nos jogos de equilibrismo e naqueles em que manipulam peloticas, argolas e outros objetos lançados ao ar, sem deixá-los cair; malabarismo.
Jogos olímpicos: a) Hist um dos rituais pan-helênicos, em forma de competições atlético-esportivas que, em honra de Zeus, se celebravam a cada quatro anos na Grécia antiga; b) evento multiesportivo internacional que ocorre a cada quatro anos e reúne atletas de quase todos os países do mundo; olimpíada, olimpíadas.
Jogos pítios, Hist: V pítias.
Jogo sujo: a) artifício ou manobra ardilosa com que se pretende enganar o(s) parceiro(s) durante um jogo ou partida; trapaça; b) fig quebra de fidelidade por meio de ato desonesto, de má-fé; deslealdade, insídia, maquinação.
Abrir o jogo: a) fig revelar suas verdadeiras intenções, sem rodeios ou evasivas; abrir-se, expor-se; b) fig tornar conhecido algo que se vinha mantendo em segredo parcial ou absoluto; c) Fut jogar pelas pontas.
Amarrar o jogo, Esp: ação intencional de cometer uma série de faltas e outras infrações com o objetivo de atrasar um jogo.
Cantar o jogo: a) instruir ou orientar os jogadores durante uma partida (p ex, de cartas de baralho) por meio de sinais, meneios do corpo, expressões faciais etc.; b) prever um acontecimento qualquer, explicitando também seus desdobramentos possíveis.
Entrar no jogo, fig: a) aceitar as normas, fórmulas, preceitos etc. que regem determinado modo de agir, falar ou pensar; b) ceder por vontade própria ou por tolerância; condescender, contemporizar, transigir.
Entregar o jogo, fig: a) não perseverar (em um intento); perder o ânimo, a coragem; b) arrefecer diante da luta, de problemas; afrouxar, entibiar, esmorecer.
Esconder o jogo: a) ocultar os jogos que tem na mão; b) fig ocultar ou dissimular as verdadeiras intenções; não dar a perceber sua verdadeira situação.
Estar em jogo: a) ser aquilo de que se trata, que está em questão; estar em pauta; b) correr risco; estar sob algum tipo de ameaça.
Virar o jogo, fig: terminar por vencer (depois de algum tempo em que vinha perdendo).
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARESPl: jogos (ó).
ETIMOLOGIAlat jocum.
Topo ↑