telefone
te·le·fo·ne

sm
1 Aparelho destinado a transmitir a distância a voz ou qualquer outro som por meio do eletromagnetismo: “É impossível dormir com um telefone que não para de tocar ao longe. Clareia, e acho que o telefone segue tocando. Será quase meio-dia quando imagino que minha mãe tenha afinal atendido” (CB).
2 por ext Os números e/ou letras por meio dos quais se realiza uma conexão telefônica: Você poderia me dar seu telefone, por gentileza?
3 coloq Pancada que se dá simultaneamente nas duas orelhas de alguém com as mãos em concha; telefonema.
EXPRESSÕESTelefone celular, Telecom: telefone portátil cuja comunicação é feita por rádio. Emprega unidades retransmissoras que captam os sinais que ele emite dentro de determinado raio de alcance, conectando-os ao sistema de telefonia convencional.
Telefone sem fio: a) Telecom, aparelho que consiste numa base, sobre a qual se assenta o fone, que pode ser retirado dali quando se faz ou recebe uma chamada. Isso permite que o usuário se desloque livremente pelo ambiente enquanto fala: “O copeiro traz uma bandeja com o telefone sem fio; é um aparelho de teclas minúsculas, que dedilho rápido e sem olhar direito, um pouco querendo esbarrar noutros números” (CB); b) brincadeira de salão em que uma das pessoas em uma roda fala baixinho uma palavra ou frase no ouvido da pessoa sentada em um dos lados. Essa pessoa, por sua vez, transmite para a seguinte, que passa para a outra e assim por diante. O último participante tem que falar em voz alta a palavra ou frase que chegou até ele, o que, em geral, difere muito da palavra ou frase inicial; telegrama sem fio.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARESVar: telefono.
ETIMOLOGIAvoc comp do gr tēle+gr phōnē, como fr téléphone.
Topo ↑