estrangular
es·tran·gu·lar

vtd e vpr
1 Asfixiar, a si ou a alguém, apertando o pescoço até impedir a respiração; ataganhar(-se), enforcar(-se), esganar(-se): “Era demais tanta injúria! – Se Amâncio estivesse ali, naquela ocasião, por Deus que o estrangulava!” (AA2). O ator estrangulou-se acidentalmente na encenação da Paixão de Cristo.
vtd e vpr
2 por ext Provocar ou sofrer asfixia; asfixiar(-se), sufocar(-se): A poluição das grandes metrópoles estrangula as pessoas. Estrangulou-se com o cheiro forte de amoníaco.
vtd e vpr
3 por ext Fazer ficar ou ficar engasgado; engasgar(-se), entalar(-se): A espinha do peixe estrangulou-o. Estrangulou-se com o pedaço de carne.
vtd e vpr
4 por ext Tornar(-se) apertado, muito estreito; apertar(-se), comprimir(-se), estreitar(-se): A gravata apertada o estrangulava. Estrangulava-se com a gola muito justa do suéter.
vtd
5 fig Conter a manifestação de um sentimento, vontade, emoção, ideia ou palavra; abafar, reprimir: A mãe obrigou a criança a estrangular o choro diante das visitas.
vtd e vpr
6 fig Congestionar(-se) o trânsito: A árvore caída estrangulou o tráfego. O acesso ao viaduto estrangulou-se quando fecharam uma das pistas.
vtd
7 fig Não deixar vingar uma ideia, um trabalho, uma sugestão, opinião etc.; esmagar, obstruir: Autoritário, estrangulou o diálogo e se retirou da assembleia.
vtd
8 Autom Obstruir o fluxo de vapor ou mistura gasosa de combustível, especialmente por uma válvula de estrangulamento.
vtd
9 Autom Reduzir a velocidade de um motor por esse procedimento.
ETIMOLOGIAlat strangulare.
Topo ↑