contemplar
con·tem·plar

vtd
1 Fixar o olhar em (alguém ou algo); observar com atenção; fitar, mirar, olhar: “O Albino contemplava-a em êxtase, de mão no queixo, o cotovelo no ar” (AA1).
vtd
2 Admirar com o pensamento; observar, ver: “Lúcia sorriu e estendeu-lhe a mão, que ele beijou avidamente, ficando depois a examiná-la, como se contemplasse uma obra de arte” (AA2).
vtd
3 Representar na imaginação; conceber, idealizar, supor: O pai de família está em um novo emprego e já pode contemplar um futuro melhor para os filhos.
vti e vint
4 Entregar-se a profundas reflexões; cismar, pensar, refletir. O religioso contempla nas palavras quando se dirige aos fiéis. Domingo é o dia em que vou à igreja para contemplar.
vpr
5 Mirar-se com desvanecimento; olhar-se embevecidamente: A jovem contempla-se no espelho e considera-se a mais bela de todas.
vtd e vtdi
6 Conferir a alguém alguma coisa, como prêmio ou prova de consideração; agraciar, gratificar, recompensar: O diretor resolveu contemplar todos os colaboradores no fim do ano. A empresa contemplou o melhor funcionário com uma viagem ao exterior.
ETIMOLOGIAlat contemplare.
Topo ↑