ensino
en·si·no

sm
1 Ação ou efeito de ensinar; ensinamento.
2 Forma sistemática de transmitir conhecimentos, geralmente em escolas.
3 Método usado para transmissão de conhecimento.
4 Boas maneiras; civilidade, educação, polidez.
5 fig Lição adquirida por meio de experiência própria.
6 Exercício do professorado; carreira do magistério.
7 Repreensão que se faz a alguém que por alguma razão deve ser corrigido; ensinadela, reprimenda.
8 Ação ou efeito de adestrar; treinamento.
EXPRESSÕESEnsino a distância, Educ: processo educativo através de correspondência postal, rádio, televisão e, principalmente, pela internet, que se caracteriza por não ter a presença de um professor ou instrutor; educação a distância, teleducação.
Ensino básico, Educ: aquele que compreende a educação infantil (crianças até seis anos de idade), o ensino fundamental e o ensino médio.
Ensino de primeiro grau, Educ: V ensino fundamental.
Ensino de segundo grau, Educ: V ensino médio.
Ensino fundamental, Educ: etapa inicial da educação básica, com duração de nove anos, abrangendo crianças e adolescentes com idade entre seis e catorze anos; compreende o primeiro ciclo (antigo curso primário), com cinco anos de duração, indo do primeiro ao quinto ano, e o segundo ciclo (antigo curso ginasial), com quatro anos de duração, indo do sexto ao nono ano.
Ensino médio, Educ: etapa final da educação básica com duração mínima de três anos; é intermediário entre o ensino fundamental e o superior; compreende de primeira à terceira séries e é conhecido como o antigo colegial ou o antigo ensino de segundo grau.
Ensino particular, Educ: aquele que é oferecido por instituições de caráter privado.
Ensino primário, Educ: V ensino fundamental (primeiro ciclo).
Ensino profissionalizante, Educ: aquele que integra procedimentos de formação profissional aos procedimentos escolares.
Ensino público, Educ: aquele que é oferecido e mantido pelo Estado gratuitamente à população.
Ensino superior, Educ: aquele que contém cursos sequenciais por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência: cursos de graduação (a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente) e de pós-graduação (compreendendo programas de mestrado e doutorado, especialização, aperfeiçoamento e outros).
Ensino supletivo, Educ: cursos e exames oferecidos a jovens e adultos que não tiveram acesso ou continuidade de estudo no ensino fundamental e médio na idade própria e que são ministrados em classes ou através de rádio, televisão ou correspondência.
ETIMOLOGIAder regr de ensinar.
Topo ↑