órgão
ór·gão

sm
1 Anat Estrutura do ser vivo, composta de células e tecidos que interagem fisiologicamente e que são adaptados a determinadas funções: “Quando, do ser humano, depois de morto, se retiram cérebro e coração, estes dois órgãos vitais jamais informarão à autópsia se foram retirados de um homem ou de uma mulher” (Z1).
2 Mús Instrumento de grandes proporções, com teclado, pedais e tubos, pelos quais o ar é introduzido sob pressão, para que o som seja produzido de forma afinada cromaticamente, comum no acompanhamento de cantos religiosos.
3 Tecn Parte de um conjunto qualquer de elementos, com uma função definida: O computador tornou-se um órgão importante para o acesso ao conhecimento.
4 Publ Meio de comunicação que tem por objetivo defender ou divulgar alguma ideia: A notícia bombástica saiu em todos os órgãos de imprensa.
5 Pessoa ou objeto que atua como instrumento de intermediação entre partes ou grupos.
6 Adm Qualquer organização de caráter social, político ou administrativo: “A Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações – é um órgão do Ministério das Comunicações que regulamenta e fiscaliza as regras de telecomunicações no Brasil” (LZ1).
7 Jur, Polít Conjunto de instituições que dão sustentabilidade ao governo: Os órgãos que compõem o governo são o legislativo, o executivo e o judiciário.
EXPRESSÕESÓrgão de barbárie, Mús: V realejo, acepção 1.
Órgão de Jacobson, Zool: órgão do olfato auxiliar, situado no osso vômer dos animais tetrápodes adultos, entre o nariz e a boca.
Órgão de Weber, Zool: V ossículo de Weber.
Órgão espiral, Anat: órgão captador das ondas vibratórias produzidas na endolinfa.
Órgão hidráulico, Antig, Mús: órgão criado pelo matemático e engenheiro grego Ctesíbio (285-222 a.C.), composto de teclado manual e tubos sonoros que eram acionados pelo peso da água para comprimir o ar na caixa de som.
Órgão paleal, Zool: estrutura localizada na parte posterior da cavidade paleal dos moluscos.
Órgão pneumático, Mús: aquele que faz uso do ar comprimido.
Órgão portativo, Mús: o que pode ser carregado; organetto, portativo.
Órgão positivo, Mús: a) órgão pequeno cujos foles são da época medieval; positivo; b) órgão que tem lugar fixo e não pode ser movido.
Órgão trocal, Zool: par de órgãos caudais com funções sensorial e preênsil, comum nos vermes nematódeos.
Órgão vestibulococlear, Anat: parte da orelha interna, receptor de sons e responsável pelo equilíbrio.
Órgão vestigial, Biol: órgão encontrado em alguns organismos de forma reduzida e geralmente sem função, mas que indica uma ancestralidade comum com outros organismos que apresentam os mesmos órgãos, porém mais desenvolvidos e com funções definidas.
ETIMOLOGIAgr órganon.
Topo ↑