fenômeno
fe·nô·me·no

sm
1 Tudo aquilo que pode ser observado na natureza: “Adeus. O sol arde, as cigarras cantam, um cão late, passa um bond. Consolemo-nos com a ideia de que um dia, de todos estes fenômenos, nem o sol existirá” (JAl2).
2 por ext Fato ou evento que pode ser objeto da ciência, que pode ser descrito e explicado do ponto de vista científico.
3 Filos Aquilo que se manifesta à consciência de imediato pela sensibilidade, sem que haja elaboração intelectual.
4 Filos, por ext Segundo Kant, o objeto de conhecimento em si mesmo, que resulta da síntese das intuições, com as formas a priori de espaço e tempo.
5 Acontecimento ou fato raro e surpreendente: “A indignação de um elenco não é um fenômeno novo para mim. A maioria dos meus intérpretes representa os meus textos com o maior desprazer e humilhação” (NR).
6 fig Pessoa, animal ou coisa com algo de extraordinário, que provoca admiração ou espanto: O menino é um fenômeno; toca piano desde os cinco anos.
EXPRESSÕESFenômeno cooperativo, Fís: fenômeno cuja ocorrência só é possível pela interação simultânea entre os diversos constituintes de um sistema.
Fenômeno de centralidade, Fisiol: fenômeno que ocorre somente nos centros nervosos, nunca nos centros periféricos.
Fenômeno de massa, Fís: fenômeno cuja ocorrência só é possível quando existe um grande número de partículas, átomos ou moléculas.
ETIMOLOGIAgr phainómenon.
Topo ↑